hormonios
Calcitonina
Calcitonina é um hormônio produzido pelas células parafoliculares da tireóide.É um composto protéico formado por 32 aminoácidos, apresenta como principal efeito a diminuição dos níveis séricos (quantidade de uma determinada substância no sangue) de cálcio e fosfato, contribuindo na regulação da Calcemia ( concentração de cálcio ionizado no sangue ).A partir da Calcitonina se produz um medicamento conhecido comercialmente como Acticalcin, Calsynar ou Miacalcic, sendo administrado na forma nasal ou injetável e tem como funções inibir a atividade dos osteoclastos e a absorção de Ca+2 nos intestinos e aumenta a fixação de cálcio nos ossos.
Paratormônio
O paratormônio é também conhecido como hormônio da paratireóide, é um hormônio polipeptídico secretado pelas paratireóides, que liga-se a receptores de membrana em células-alvo (nos ossos, rins e intestino) e atua estimulando a captação de cálcio para o meio extracelular, aumentando a concentração sérica de cálcio e diminuindo a de fosfato, a secreção desse hormônio ocorre em resposta à hipocalcemia e é inibido pela hipercalcemia, como um dos mecanismos mais importantes de controle homeostático rápido para os níveis de cálcio no organismo, além de exercer essa função, o paratormônio (PTH) regula, nos rins, uma enorme gama de funções na célula epitelial, incluindo a ativação de uma enzima envolvida na síntese de calcitriol, a expressão de receptores de vitamina D e o transporte iônico de cálcio, fosfato e outros íons. A glândula paratireóide é formada por 4 glândulas situada na porção posterior da glândula tireóide.
Estrógeno
Os estrógenos são produzidos pelas batatas ovarianas em maturação. Os três estrogênios naturais são o estradiol, o estriol e a estrona. O estradiol é expulso do corpo pelos ovários e liberados na primeira fase do ciclo menstrual. A produção desse hormônio começa na adolescência, quando é responsável pelo aparecimento dos sinais sexuais secundários na