Hormonio
Controlar a combinação de substratos usados pelos músculos, estimular o tecido adiposo a liberar mais ácidos graxos livres, fazer com que o fígado perceba a necessidade de repor a glicose que esta sendo retirada do sangue pelos músculos em atividade, pois se a glicose não for reposta ocorrera uma condição de hipoglicemia.
2) A concentração plasmática de glicose se dá por quatro meios. Quais são eles?
Os Hormônios do crescimento (aumentam com o exercício para ajudar a manter a concentração plasmática de glicose). Glucagon, insulina, adrenalina e noradrenalina (comportam-se coletivamente durante o exercício para manter a concentração plasmática de glicose).
3) Diferencie hormônio de ação rápida de hormônio de contração lenta.
Ação rápida: Respondem de modo muito acelerado e suas ações logo fazem com que a glicose plasmática retorne ao normal. Os hormônios de ação rápida comportam-se coletivamente durante o exercício para manter a concentração plasmática de glicose.
Ação lenta: Respondem a estímulos de forma lenta, estão envolvidos na regulação do metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas, facilitam as ações de outros hormônios.
4) Quais são os hormônios de ação rápida?
Os hormônios de ação rápida são: glucagon, insulina, adrenalina e noradrenalina.
5) Quais são os hormônios de ação lenta?
Os hormônios de ação lenta são: toroxina, cortisol e hormônio do crescimento.
6) Qual o papel dos hormônios Insulina e Glucagon na manutenção da glicose plasmática em níveis normais?
Insulina: a insulina estimula os tecidos a captar moléculas de nutrientes, como glicose e aminoácidos e os armazenar sob a forma de glicogênio, proteínas e gorduras. A falta se insulina provoca um acumulo de glicose no plasma, uma vez que os tecidos não conseguem capta-la. A concentração plasmática de glicose pode ser tão elevada que os mecanismos de reabsorção nos rins fica saturado e a glicose é