Hord
Condições
Como já sabemos, o Horde é um framework e por isso não funciona sozinho. Mas o que ele faz? O Horde é utilizado para que se possa desenvolver aplicativos em php de forma mais estável e automatizada. E que aplicativos em php são esses? Pois bem, como vimos, qualquer um! Os administradores de sistemas precisam, portanto, para utilizar um aplicativo qualquer feito sobre o Horde, dispor em sua máquina, além do próprio aplicativo, o Horde. Enfim, o Horde não executa nada por conta própria, e nem o fazem seus aplicativos, pois o Horde precisa estar em toda máquina que quiser rodar aplicativos Horde.
Dada a variedade de programas em php que podem ser construídos suportados pelo Horde, não existem configurações gerais de funcionamento dos aplicativos Horde. Vamos, neste curso, aprender os passos para o levantamento da plataforma web-mail IMP, o aplicativo Horde mais antigo e popular.
O IMP
IMP é uma sigla para Internet Messaging Program. Assim como existem softwares, como o Thunderbird e o Evolution, que acessam um servidor para receber e enviar e-mails, existem plataformas de e-mail interpretadas pelo browser que oferecem igualmente uma interface para o recebimento, envio e edição de e-mails. Um exemplo de web-mail poderia ser o Gmail, do Google, e o Hotmail, da Microsoft. Estes nomes não dizem respeito ao aplicativo utilizado, mas são somente uma marca. Podemos, ao final do curso, nomear nossos web-mails de Livre-mail, CdtcMail ou de qualquer outro nome. Os desenvolvedores do Gmail, por exemplo, não necessariamente utilizam o Horde. Entenderam a diferença? O IMP é somente uma interface entre um servidor real e um usuário de e-mail deste servidor. Para tanto, o IMP dispõe de suporte a IMAP e a POP3.
Mas o que é capaz de fazer esse tal de IMP? Com o lançamento da versão 3.2.8, o IMP ostentava as seguintes capacidades: 1. Busca em múltiplas caixas de e-mail; 2. Nomeação de identidades de e-mail; 3. Navegador hierárquico de caixa de e-mail; 4.