Horario Politico
Em época de eleição, é fundamental reunir o máximo de informações sobre os candidatos e sobre como fazer boas escolhas. Para tanto, a televisão e o rádio se fazem necessários por serem meios de comunicação muito presentes nas casas brasileiras. Todavia, o atual horário político precisa de reformas. Esse tempo, custeado pelo dinheiro público, deve ser melhor aproveitado com a promoção de debates desvinculados das emissoras, por exemplo – tal atitude traria mais imparcialidade para as discussões.
Por outro lado, não há como evitar que o horário eleitoral se torne propaganda política, mas há como extrair os melhores efeitos desse fato. Toda publicidade tem por objetivo vender um produto e para isso é preciso demanda. Na política não é diferente. Os candidatos que vemos na TV refletem a sociedade que somos e que nem sempre leva a sério seus direitos e deveres.
Assim, a iniciativa brasileira de garantir espaço na televisão, para as mais diversas coligações, é exemplar. As eleições são a expressão máxima da cidadania e não devem ser disputas de que partidos ou grupos têm mais recursos. Ter um tempo mínimo e um tempo máximo para cada candidato é outra forma de tornar as campanhas mais democráticas e imparciais.
A necessidade de ter um horário político obrigatório, assim como de ter o voto obrigatório são símbolos de uma democracia limitada. Somos uma sociedade que não exerce plenamente seus direitos, mas que, principalmente, nem sempre compreende a importância de exercer seus deveres. Somos uma sociedade em evolução, que consegue ser um exemplo de sistema eleitoral no mundo e