anfibios
Anuros (do grego a, sem; uras, cauda)
São anfíbios que apresentam o corpo curto e não possuem cauda quando adultos. As pernas traseiras são bem mais desenvolvidas que as dianteiras. Por isso, os sapos, as rãs e as pererecas são animais saltadores. Além de garantir a movimentação, o salto também é uma maneira de fugir dos predadores.
Foto de uma rã e de um sapo
Para lembrarmos das categorias taxonômicas, faremos a classificação completa do sapo-comum, um importante controlador de populações de insetos, minhocas, caracóis e muitos outros invertebrados.
Reino - Animalia
Filo - Chordata
Classe - Amphibia
Ordem - Anura
Família - Bufonidea
Gênero - Bufo
Espécie - Bufo bufo
O Bufo bufo é uma espécie de sapo muito comum no Brasil.
O coaxar dos anuros
Os anuros emitem sons que variam desde o alto chiado da perereca ao forte coaxar do sapo-boi. Esses sons, produzidos através da expulsão de ar dos pulmões, estão relacionados ao reconhecimento da espécie e ao acasalamento. Algumas espécies apresentam sacos vocais, que distendidos, atuam como caixas de ressonância, amplificando o som. Os sapos e pererecas possuem apenas um saco vocal; as rãs têm dois sacos laterais.
Urodela (do grego uros, cauda; delos, visível)
O Tritão é um anfíbio da classe UrodelaOs urodelos possuem o corpo alongado e a cauda comprida. Por isso, também são conhecidos como caudados. Seus dois pares de membros locomotores possuem comprimentos aproximadamente iguais.
Nessa ordem encontramos os tritões e as salamandras, animais mais parecidos com os anfíbios primitivos. Os tritões medem, aproximadamente, 12 cm e passam a maior parte do tempo em terra firme, abrigados debaixo de pedras ou em ambientes úmidos, alimentando-se de pequenos moluscos (lesmas), anelídeos (minhocas) e artrópodes (insetos). Já as salamandras,