hooliganismo
As claques organizadas de futebol são um fenómeno contemporâneo de dimensões internacionais que já existem há algumas décadas. Sabe-se que as claques inglesas, italianas e argentinas são consideradas fundadoras e propagadoras de estilos de apoio aos seus clubes e selecções para além fronteiras.
Na Europa, a violência aumenta nos anos 60 do século XX, atingindo o seu pico em 1985, não parando de aumentar desde aí.
No dia 29 de Maio de 1985, na Bélgica, decorreu um dos acidentes mais marcantes para o desporto, a “tragédia de Heysel”. Tudo começou com um tumulto causado por Hooligans, como são conhecidas as claques inglesas que vão aos estádios para provocar, entrar em confronto com os adversários e praticar vandalismo. Este acidente causou muitas mortes pouco antes do inicio da partida final da Copa dos Campeões da Europa, entre Liverpool, da Inglaterra, e Juventus, da Itália.
A partir daqui, foram criadas novas exigências de segurança por parte dos políticos como, por exemplo, construções de estádios com materiais inflamáveis, retirar os muros e redes que faziam a divisão entre campo e bancadas, etc. E também foram criadas penas agravadas como, por exemplo, expulsar pessoas (hooligans) dos países onde havia campeonatos.
DEFINIÇÕES
Desporto - Todas as formas de actividade física que, através da participação ocasional ou organizada, visam exprimir ou melhorar a condição física e o bem-estar mental, constituindo relações sociais ou obtendo resultados nas competições a todos os níveis. Violência – Uso de força física ou poder, em ameaça ou na prática, contra si próprio, outra pessoa ou contra um grupo ou comunidade que resulte ou possa resultar em sofrimento, morte, dano psicológico, desenvolvimento prejudicado ou privação (OMS).
Hooliganismo - É uma subcultura de adeptos que se caracteriza por um comportamento destrutivo e desorganizado e pelo apoio fervoroso que dão na defesa das cores dos seus clubes e das suas