hooligans
Curso Científico-Humanístico de Economia
10º ano
5 de Junho de 2014
Introdução……………………………………………………………………………....3
O “criador” do hooliganismo e a sua história……………………………………….4
O hooliganismo hoje…………………………………………………………………..7
Casos de hooliganismo……………………………………………………………10
Conclusão……………………………………………………………………………..11
Neste trabalho vou abordar um tipo de grupo que marca uma presença forte do futebol: os hooligans. Vou falar sobre o “criador” dos hooligans, o legado deixado pelo “criador”, os hooligans de hoje, a avaliação ética do hooliganismo e dois casos de hooliganismo. Vou abordar a tragédia de Heysel que é considerada como o caso mais grave criado por hooligans e os “Casuals: Hooligans à portuguesa” que aconteceu esta época de futebol entre o Futebol Clube do Porto e o Sporting Clube de Portugal.
Durante o século XIX nasceu na vida dura das ruas de Londres um rapaz chamado Edward Hooligan, um dos mais violentos arruaceiros das ruas da cidade que deu o nome aos seus violentos seguidores que transferiram a sua sede por golpes e cerveja das ruas para os estádios. Este foi o homem que “criou” o conceito de Holligan.
A história de Edward Hooligan
Não se sabe se Edward Hooligan era um apaixonado do futebol. Provavelmente não o era. A Londres da segunda metade do século XIX estava ainda bastante da rudeza industrial do Lancashire, onde o jogo se desenvolveu realmente. Aí, no tecido industrial britânico, os Edward Hooligans multiplicavam-se por centenas. E esses sim, eram ávidos seguidores do jogo que tinha abandonado o elitismo dos colégios para saltar para os pátios das fábricas e as ruas poeirentas. Londres, apesar de tudo, ainda era um centro de negócios e comercial por cima de tudo. Mas mesmo assim, a delinquência juvenil mantinha-se um problema que as autoridades não sabiam resolver. Homens como Edward Hooligan, vadios, bêbados e