Honda
O primeiro negócio próprio de Soichiro Honda em 1928 foi uma filial do Ateliê Técnico Art Shokai. Uma oficina para carros, onde entrou aprendiz e logo se tornou sócio.
Em 1937 cansado de consertar, e com imensa vontade de criar coisas ,funda uma pequena empresa de anéis e pistões chamada Tokai seiki.
Tentou vender seus produtos para a Toyota, mas não obteve sucesso.
Após a negativa da Toyota, volta a escola e descobre com a ajuda de um professor o que faltava na liga dos anéis ( o silício).Volta a conversar com a Toyota e fecha o contrato que tanto sonhava.
Durante a 2º guerra, sua fábrica é bombardeada duas vezes, sendo que grande parte dela é destruída.
Sr.Honda Reconstrói sua fábrica mas, um terremoto novamente a arrasa, com um futuro incerto vende o que restou de sua fábrica para a cliente de seus anéis. Com o dinheiro cria o instituto de pesquisas técnicas Honda.
Em 1946 o Japão pós guerra estava caótico e um dos piores problemas era o transporte. Com o racionamento de combustível e trens lotados, Honda pensa pela primeira vez nas motocicletas, Comprou então um lote de motores usados para geradores, e com sua capacidade criativa, os adaptou em bicicletas. Daí à produção do seu próprio motor modelo “A” Honda foi um passo.
A partir de setembro de 1948 surgia a Honda Motor Co. Ltda com 34 funcionários ao todo.