Honda
Esta notícia já foi visualizada 750 vezes.
Anderson V. da Silva
Fotos: Divulgação
Com investimentos anuais na base de US$ 5 milhões por ano em ações socioambientais, a Honda dá o exemplo de empresa socialmente responsável, com projetos como o Green Factory (Fábrica Ecológica), Estação de Tratamento de Efluentes e apoio a projetos comunitários, onde os cuidados com o meio ambiente ultrapassaram os limites da fábrica.
O projeto Green Factory possui em sua base a redução da geração de resíduos no processo produtivo, retornando-os ao meio ambiente tratados e limpos; a melhoria da eficiência dos energéticos, de forma a não exercer pressão sobre os recursos naturais; a adequação na linha de produtos respeitando a legislação ambiental brasileira; e o apoio a órgãos oficiais, escolas, universidades e à comunidade próxima à fábrica.
Como resultado dessa consciência ecológica, três empresas do Grupo Honda em Manaus - considerada a mais verticalizada do pólo – Moto Honda da Amazônia, Honda Componentes da Amazônia e Honda Tecnologia da Amazônia – conquistaram reconhecimento internacional e detêm as certificações ISO 9001, desde 1995, e ISO 14001, desde 1998.
Com faturamento global na ordem de US$ 119,801 bilhões no período de março de 2007 a março de 2008, no ano passado a empresa comercializou, em todo o mundo, cerca de 15,126 milhões de motocicletas, 3,783 milhões de automóveis e 5,746 milhões de produtos de força.
A Honda é mundialmente conhecida por preocupar-se com a causa ambiental e esforçar-se no desenvolvimento de tecnologias favoráveis ao meio ambiente. Pensando nisto, a Honda é a primeira montadora do mundo a desenvolver uma moto bicombustível, reduzindo assim as emissões de gases em até 80% do limite imposto pelo Promot 3 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares).
O Promot 3 é uma norma antipoluição estabelecida pelo CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) em suas Resoluções