homer
Esse é o principal tema que aborda o documentário Home – O mundo e a nossa casa, dirigido por Yann Arthus-Bertrand. O filme mostra de uma maneira sábia, como a evolução do ser humano tem afetado o nosso planeta. Você já parou para pensar no quanto o nós – que nos julgamos Homo-Sapiens – destruímos nosso planeta, que além de tudo também é a nossa casa? Se ainda não parou, está na hora de refletir um pouco...
O filme é composto por imagens aéreas de aproximadamente 50 países, e levou cerca de 18 meses para ser completado. Com um pequeno helicóptero e câmeras Cineflex de alta definição, o diretor Yann Arthus-Bertrand, um operador de câmera, um engenheiro de câmera e um piloto sobrevoaram todos esses países e conseguiram 488 horas de filmagens que foram editadas. O objetivo principal é mostrar a toda a população que o nosso planeta pede socorro, e mais que isso, nós somos os responsáveis. O filme também questiona sobre a influência do ser humano sobre o dinheiro, petróleo, etc.
Após toda edição das imagens, o filme recebeu uma narração, pois não bastava mostrar as imagens, precisavam narrar os acontecimentos que precederam até a situação. O filme foi lançado ao redor do mundo em 5 de junho e foi estreado em 50 países diferentes.
Ao fim, temos uma questão a tratar. Será que o mundo realmente irá agüentar? Será que nós podemos fazer algo para mudar isso? Será que quando a decisão for tomada, ainda haverá tempo?
Planeta Terra... Aproximadamente 6,6* bilhões de habitantes... 6,6 bilhões de vidas reunidas em um só lugar... Todos estamos juntos no nosso lar... Porque o mundo é a nossa casa.