Homemade
Freud (1930/1976) se ocupou diretamente e, de forma exaustiva, do tema da felicidade, em seu texto, “O mal-estar na civilização”. Ele afirmava que a busca da felicidade era inerente ao ser humano. Há exigências pulsionais que levam o homem a almejar a felicidade, procurando sensações de prazer e, ao mesmo tempo, evitando a dor, o desprazer.
Freud chegou à conclusão de que o indivíduo não pode ser feliz na civilização moderna. Mesmo com todo progresso técnico e cientifico o homem não se tornou mais feliz. Ao refletir sobre o propósito da vida, ele chegou à conclusão de que o objetivo da civilização não é a felicidade, mas é a renúncia a ela.
O conto “Amor”, de Clarice Lispector, publicado na obra Laços de Família apresenta uma temática voltada para as questões existenciais, em que a personagem protagonista, Ana, em um determinado momento da vida, tem uma epifania, o que possibilita uma grande transformação.
a) Apresente o fato que desencadeia essa transformação e explique-o, considerando a discussão freudiana acerca de felicidade.
b) Releia o verso da poesia de Vicente de Carvalho: “E nunca a pomos onde estamos”. Esclareça