Homem e sociedade
2-Diferenciar: a)- Cultura popular b)- cultura erudita
a) A cultura popular é uma manifestação mais espontânea, mais simples, com fortes características regionais, muitas vezes transmitida de geração em geração, mais acessível, etc. A maior beleza da cultura popular está justamente em se aproximar do modo de vida de um povo, como é o caso do samba, por exemplo.
b)A cultura erudita exige um alto grau de instrução, de estudo, de formação específica, de conhecimento de história da arte (muitas vezes universal), dos movimentos artísticos, da própria história geral, etc. Consequentemente, acaba sendo mais elaborada.
3- Explique o conceito e as modificações realizadas pela "industria cultural". Indústria Cultural. Este termo conhecido desde 1947, através de Adorno & Horkheimer, com o lançamento da obra Dialética do Esclarecimento, denuncia que, nas relações de troca de mercadorias a que são reduzidas todas as relações sociais, o produto cultural perde seu brilho, sua unicidade, sua especificidade de valor de uso. Quando se transforma em um valor de troca, dissolve a verdadeira arte ou cultura.
O mais importante é ter noção de que os efeitos dessas mudanças a curto prazo são superestimados e a longo prazo são subestimados, sejam eles positivos ou não. Os efeitos a longo prazo dessas mudanças serão bem mais poderosos, pois podem envolver mudanças de percepção em relação a tempo, espaço e comportamento. Vide a energia elétrica. Somente hoje temos noção das mudanças comportamentais que ela provocou. Mudanças a longo prazo que, em sua época, foram subestimadas por pensadores e especialistas”
4-Relacionar cultura com a criação do Estado-Nação.
Estado-Nação é definido como um território delimitado composto por um governo e uma população de composição étnico-cultural coesa, quase homogênea, sendo esse governo produto dessa mesma composição. A palavra estado, que possuí