Elementos de uma onda
* Como um surfista se movimenta navegando nas ondas do mar? * Como a água continua a se propagar no rastro de um barco? * Como a luz da galáxia chega a nós localizada a cerca de 108 milhões de anos luz? * Que tipo de onda uma mola na posição horizontal pode nos dar? * Que tipo de onda uma mola na posição vertical pode me dar?
Essas e outras perguntas aparentemente vão contra a lei da física, e por este motivo estamos aqui para tirar algumas das duvidas que temos .
Propagação ondulatória
Ela esta associada a um movimento periódico das partículas do meio onde ela se propaga. No casso das ondas do mar, as partículas da agua executam um movimento quase circular enquanto a onda se propaga, e sempre há uma parte dessas partículas que se movimenta para frente. O surfista consegue deslocar-se porque navega transversalmente ao sentido de propagação das ondas que o empurram para a praia: é como se ele passasse de uma onda para outra movendo-se sempre na região em que as partículas vão para a frente.
As ondas do mar é um fenômeno muito complexo, mais é fundamental para se compreender todo fenômeno ondulatório, desde as ondas em corda às ondas do mar e a eletromagnética que nos permite ouvir rádios ver televisão e falar no telefone celular.
Frequência de uma onda
Uma das características importantes de qualquer onda é a sua frequência, o número de oscilações por unidade de tempo. A unidade mais comum usada internacionalmente para expressar a frequência de uma onda é o hertz, simbolizado por Hz, que equivale a uma oscilação por segundo.
Assim, por exemplo, dizer que a corda de um violino, colocada em vibração pelo músico, emite uma onda sonora de frequência 440 Hz (lê-se 440 hertz), significa dizer que essa onda sonora produzida pelo instrumento realiza 440 oscilações a cada segundo.
Outros elementos de uma onda
A onda periódica é caracterizada por alguns elementos, que são:
* Cristas: os pontos mais altos