Cap Tulo 2 Ondas I
2.1 Introdução
As ondas estão presentes em várias áreas de estudo da física. No cotidiano, a ocorrência de ondas pode ser observada na indústria musical. Da produção à detecção de ondas envolvidas nas músicas, a informação presente nessas ondas pode ser transmitida através de diversas formas, como em uma apresentação ao vivo, uma gravação ou em uma reprodução (através de CDs e DVDs ou outros dispositivos). Aos engenheiros que desenvolvem o controle de ondas musicais fica incumbida a responsabilidade de desenvolver novas técnicas visando à economia.
2.2 Classificação de Ondas
Há três tipos principais de ondas, as quais são descritas a seguir.
As ondas mecânicas são governadas pelas leis de Newton e existem apenas em meios materiais, como a água, o ar e as rochas. As ondas do mar, as ondas sonoras e as ondas sísmicas são exemplos de ondas mecânicas.
As ondas eletromagnéticas não precisam de um meio material para existir. A luz das estrelas, por exemplo, atravessa o vácuo do espaço para chegar até nós. Todas as ondas eletromagnéticas se propagam no vácuo com a mesma velocidade
.
As ondas de matéria são utilizadas em laboratórios. Estão associadas a elétrons, prótons e outras partículas elementares e mesmo átomos e moléculas.
2.3 Ondas Transversais e Longitudinais
Uma onda que se propaga em uma corda esticada é a mais simples das ondas mecânicas. Quando puxamos a ponta da corda para cima, a ponta puxa para cima a parte vizinha da corda por causa da tensão que existe entre as duas partes. Enquanto isso está acontecendo, puxamos para baixo a extremidade da corda. Assim, as partes da corda que estão se deslocando para cima começam a ser puxadas de volta para baixo pelas partes vizinhas, que já se encontram em movimento descendente. O resultado geral é que a distorção da forma da corda (o pulso) se propaga ao longo da corda com uma velocidade ⃗ (Figura 2.1-a).
Quando deslocamos a mão para cima e para baixo continuamente, em um movimento harmônico
simples,