Engenharia
CURITIBA
2013
RESUMO
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 MATERIAIS E MÉTODOS
3 RESULTADOS E DISCUSSÃO
4 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO
2 ONDAS A onde é definida como alteração física que se expande no ar ou na água. Esta alteração é transferidora de energia de um determinado ponto a outro diferente, porém a matéria contida na energia desta expansão não é transferida através deste fenômeno. Asondas podem ser classificadas de varias maneiras e no que se refere a propagação de energia definem-se como Unidimensionais: que são aqueles tipos de ondas que se propagam em uma dimensãosomente;as ondas bidimensionais são aquelas que são propagadas naquilo que definimos como num plano e, seguindo com a definição em termos físicos de onda, nos restam as ondas tridimensionais que são aquelas que são propagadas em todas as direções e se propagam a todos os lados.
Quando nos referimos ao termo onda na natureza temos aqueles tipos de ondas que fazem uso de um meio natural para se locomover, ou seja, ondas mecânicas; podemos usar como exemplo a corda de um instrumento musical ou as ondas formadas por esta; as ondas que não fazem uso de um meio natural para propagar-se, ou que não necessitam o mesmo para expandir-se como, por exemplo, as ondas radiofônicas, os raios “X”, etc, são denominadas ondas eletromagnéticas.
A velocidade, a frequência, o comprimento e o período de uma onda são termos que estão ligados às ondas e são consideradas grandezas que fazem com que uma onda se propague. A onda é um fenômeno muito observado por todos e está presente na vida cotidiana.
Um exemplo de onda dentro da natureza é uma onda em uma praia; para entender melhor