Homem e sociedade
Os seres humanos nada mais são do que uma das milhares de espécies animais de nosso planeta, logo possuem uma imensa quantidade de características em comum. Aliás, os indivíduos desta espécie são tão semelhantes entre si, que não podem sequer ser divididos em raças. Todas as diferenças físicas que vemos como a variedade de texturas de cabelo, cores de pele, formatos de olhos ou boca e etc. são apenas 0,01% de nós. Isso quer dizer, que tudo o que acreditamos que nos diferencia, geneticamente não significa praticamente nada.
No entanto essas diferenças têm profunda relevância quando consideradas sob o prima social e cultural. Então, quando estamos falando de diversidade humana estamos nos referindo a diferenças ínfimas que se tornam grandes de acordo com nossas crenças e valores.
Dentro de cada sociedade a formação dos indivíduos é influenciada pela visão que o grupo tem de determinadas características suas e pela própria assimilação desses valores pela pessoa. E por isso, é importante entendermos as dimensões da diversidade humana e seus efeitos na sociedade.
Primeiramente os indivíduos são definidos pelas suas dimensões primárias de diversidade, ou seja, de acordo com as suas características inatas ou imutáveis como, por exemplo: gênero, etnia, idade, orientação sexual, deficiências, etc. Depois as pessoas são definidas por suas dimensões secundárias de