Resenha do filme duelo de titãs
Filme: Duelo de Titãs (Remember the titans)
O filme Duelo de Titãs (filme de 2002) conta a história verídica da luta pela igualdade racial, entre brancos e negros, no estado da Virginia, Estados Unidos.
Até 1971, na cidade de Alexandria, Virginia, não existia a interação entre as raças, até que por determinação da justiça houve a criação do colégio T.C. Willians, onde negros e brancos passaram a estudar juntos.
A cidade vivia em um clima de guerra, um comerciante havia assassinado um garoto negro, e as coisas estavam prestes a sair do controle. E é neste clima, que chega a cidade o treinador Hermann Boone (Denzel Washington) contratado para trabalhar com o time “Titãs”.O técnico terá que enfrentar a indiferença de seus jogadores e um relacionamento difícil com seu assistente Bill Yoast (Will Patton), um pai divorciado, que cria sua filhinha Sherryl Yoast que é apaixonada pelo futebol e está revoltada pois seu pai perdeu sua vaga de técnico para Boone, um negro.
O perfil do novo técnico é de uma pessoa implacável, perfeccionista e focada em resultados, em uma cena ele diz: “nunca, nunca, vou cortar um jogador meu. Mas quando vocês colocarem este uniforme, o uniforme dos Titãs, vocês vão ter que mostrar serviço.” Podemos notar aqui sua autoridade como um líder exigente.
Ele decide levar seus jogadores para uma concentração de duas semanas, e antes de partirem os jogadores se dividem nos dois ônibus, entre brancos e negros, então Boone faz com que todos desçam e se dividam em jogadores da defesa e jogadores do ataque, fazendo assim, com que eles sejam obrigados a fazer uma integração entre raças.
Ao chegarem a concentração, fica evidente o quanto será difícil acabar com o preconceito entre seus jogadores, ao se deparar com uma briga de dois garotos, um branco e outro negro, Boone os força a conhecerem um pouco mais de cada um de seus colegas de time como: nome, onde vivem, nome dos pais, etc. Ainda, diante das dificuldades existentes entre esse time,