Homem e sociedade
R: O evolucionismo foi marcado por importantes teorias como a Darwinista “todos somos frutos de uma mesma evolução biológica” e a de Lamarck que acreditava que os animais mudavam sob pressão ambiental, transferindo essas mudanças para sua prole, é a Lei do uso e desuso dos órgãos, embora ele estivesse errado , sua teoria foi grande influencia para Darwin , que questionou a ideia da transmissão hereditária e baseou sua teoria na existência de variação casual e seleção natural . Contudo Freud com ironia observou que grandes revoluções cientificas auxiliam na derrubada da arrogância humana de seu pedestal anterior afastando as convicções que temos de nossa posição central e dominadora.
A junção dessas ideias com as descobertas de Mendel sobre a estabilidade genética resultou no que denominamos por neodarwinismo, que é a visão mais aceita até hoje. Porém nos dias atuais uma nova visão da evolução ganha corpo, a teoria sistêmica, que em vez de considerar a evolução um simples resultado de mutações aleatórias e de seleção natural, começa-se reconhecer o desdobramento criativo da vida em formas de diversidade sempre crescentes.
Contudo os biólogos têm sido obrigados a reconhecer que ao invés do que pregava a visão darwinista não é a competição que responde pelo processo evolutivo e sim a cooperação e dependência entre todos os seres vivos.
02) O que é o ponto critico ? Explique.
R: O ponto critico é o momento que o ser humano cria a simbologia . Na primeira metade do século XX , acreditava-se que o humano surgiu a partir do momento em que o primata que nos deu origem começou a simbolizar .A descoberta de vestígios pré–históricos em cavernas europeias popularizou os termos “homem das cavernas” e “elo perdido” . Julgava-se que o humano surgiu há 10 ,20 ou até 40 mil anos. Nesse momento denominado PONTO CRITICO, o primata originário teria evoluído fisicamente e suficiente para produzir símbolos e , por