Homem e sociedade
Entre as características que definem e marcam as especificidades da espécie humana em comparação com as outras que nos cercam, podemos apontar:
A)
Organiza agrupamentos de indivíduos que definem formas coletivas e ordenadas de práticas, pensamento, comportamento, convivência e sobrevivência.
B)
É uma espécie que dependeu das características biológicas para definir a Humanidade. A única diferença entre o Humano e as outras espécies, pode ser resumida à evolução biológica de um cérebro capaz de efetuar operações complexas.
C)
Define-se coletivamente dentro de grupos que seguem a mesma história e que não se importam com as diferenças entre as diversas sociedades e culturas existentes.
D)
Trata-se de uma espécie que tem garantido em sua carga genética a capacidade de aprendizado e socialização, reproduzindo através do tempo sempre as mesmas respostas às mesmas necessidades.
E)
Enquanto as outras espécies tiveram pouca evolução cultural, a espécie humana teve pouca evolução biológica. Isso nos faz uma espécie diferente das outras
Sobre as teses do determinismo biológico e geográfico, é correto afirmar:
A)
Ambas teses são verdadeiras, pois é perceptível que o comportamento humano é moldado conforme as características herdadas geneticamente e também às imposições do meio ambiente como o clima.
B)
Ambas teses são verdadeiras, quando o que está sendo considerado é a diversidade cultural.
C)
Ambas teses são falsas, uma vez que podemos perceber que em alguns casos somos determinados geograficamente, em outros casos, nosso comportamento é determinado biologicamente.
D)
Essas teses foram verdadeiras durante nossa evolução, mas depois que nos transformamos em humanos, elas perderam a importância.
E)
Ambas teses são falsas, pois o ser humano é também produto do meio social no qual se desenvolve, não sendo determinado apenas pela biologia ou pela geografia de um povo.
Leia o texto abaixo, que se encontra