Homem na sociedade da informação
O homem na sociedade da informação
OBJETIVO
Apresentar aspectos para uma compreensão da Sociedade da Informação, suas caracterizações e desafios. Discutir a informação na esfera educacional e no contexto das novas tecnologias de informação e comunicação.
JUSTIFICATIVA
A informação é o principal recurso da sociedade do século XXI e também da
Educação. Em uma sociedade, entretanto, espera-se que existam movimentos de contraposição ao exercício do poder. E esses movimentos passam pela categoria da educação, que deve ter o papel de formadora de cidadãos conscientes de maneira a extinguir a perpetuação do pensamento dominante, a caminho da igualdade dos direitos humanos. A informação é um produto social e as novas tecnologias um meio detentor, formador e gerador do conhecimento.
INTRODUÇÃO
As novas tecnologias, os novos mercados, as novas mídias, os novos consumidores desta era da informação e do conhecimento conseguiram transformar o mundo em uma grande sociedade, globalizada e globalizante; mas o homem, diante dessa nova realidade, continua o mesmo: íntegro na sua individualidade, na sua personalidade, nas suas aspirações, na defesa de seus direitos, na busca da sua felicidade e de suas realizações, e no comando desta mudança, como o único ser dotado de vontade, Estamos vivendo a Sociedade da Informação construída com base nas tecnologias da comunicação e informação, fluindo através de velocidades e quantidades inimagináveis e representando uma profunda mudança na organização da sociedade e da economia. A informação passa a ser o principal fator de produção, capaz de interferir em qualquer contexto social. Tecnologias de comunicação e informação estão adentrando na sociedade de modo a facilitar a recepção, o uso e a geração dessas informações. No entanto, a realidade que se apresenta é a apartação de uma vasta gama da sociedade nesse novo contexto sócio-cultural. Interatividade, interconectividade, cibernética, Internet, e-mail e