Projeto de pesquisa, informatica
2.1 – CONTROLE DE DISTURBIOS
A. POSIÇÕES PARA CONDUZIR A ARMA
Para o controle de distúrbios, normalmente são adotadas três posições para conduzir a arma: EM GUARDA CURTA e EM GUARDA ALTA. Vejamos agora, detalhadamente, o Comando, a Posição e o Emprego de cada uma dessas posições:
EM GUARDA
COMANDO:
-Grupo atenção!
-Em guarda!
POSIÇÃO: Frente para o adversário; avançar o pé esquerdo um pouco, à frente e a esquerda, com a ponta deste voltada para o adversário.
Flexionar ligeiramente o joelho, inclinar o corpo levemente para a frente, a arma na altura dos quadris; ao mesmo tempo lançar a arma à frente com a ponta da baioneta na direção do adversário, empunhando a arma com as duas mãos. Este movimento deverá ser rápido e decidido; abarcar a arma com a mão esquerda, mantendo a palma da mesma , do lado esquerdo da arma, no ponto mais cômodo, imediatamente à frente da braçadeira inferior; braço esquerdo ligeiramente flexionado, com a palma da mão direita voltada para a esquerda, empunhar o delgado da coronha, de maneira que o dedo indicador fique logo atrás do guarda-mato. Manter o pulso apoiado de encontro ao delgado e a parte extrema da coronha apoiada de encontro ao quadril direito. Empunhar firmemente a arma com ambas as mãos sem entretanto empunhá-las com rigidez ou inchá-las demasiadamente. Apontar a baioneta para a base da garganta do adversário, distribuir o peso do corpo sobre as pernas, pronto para deslocar-se instantaneamente em qualquer direção. Olhar vigilante mantendo-o sobre a baioneta e o corpo do adversário.
EMPREGO: A posição Em Guarda é uma posição de alerta. Deverá ser empregada sempre que o Grupo esteja em contato com a multidão, que oponha qualquer espécie de residência ou hesitação ao cumprimento de ordem para retirar-se de um local.
EM GUARDA CURTA COMANDO: -Grupo Atenção! -Em Guarda Curta! POSIÇÃO: Para entrar na posição de Em Guarda Curta, partindo da posição de Em Guarda, a