Homem na profissão de secretário
Manual da secretária executiva / 12 de abril de 2013
Nos últimos tempos um reordenamento aconteceu na sociedade, não só no mercado de trabalho, valores tradicionais passam a ser reformulados, alterando-se costumes cotidianos. Mas, apesar dessas transformações a entrada em massa das mulheres no mercado de trabalho representou uma mudança revolucionária na vida dessas. Em algumas sociedades homens e mulheres não desfrutam das mesmas oportunidades no mercado de trabalho.
A profissão de secretariado executivo é exercida em sua maioria por mulheres embora se observe um crescente retorno da atuação do gênero masculino ao universo secretarial. De acordo com registros históricos a inclusão de mulheres na função de secretaria se deu inicialmente nos Estados Unidos e na Europa devido à falta de mão de obra masculina, pois estes estavam direcionados aos campos de batalha durante as primeiras guerras mundiais. No Brasil, por volta dos anos 60 com o ingresso das grandes empresas multinacionais, algumas técnicas como datilografia, taquigrafia, organização de arquivos e operações telefônicas.
O profissional Secretariado Executivo do gênero masculino vem ocupando espaço cada vez mais evidente no mercado de trabalho e na estrutura organizacional, tanto em virtude da demanda de mercado, quanto das necessidades de dinamismo na administração moderna que demonstra o crescimento da referência a este profissional. Nesse contexto, estão inseridos os profissionais de secretariado executivo do gênero masculino. O profissional de secretariado executivo, ao deparar-se com o mercado de trabalho, passa a encontrar estereótipo, sendo consequência da influência social e cultural gerada no histórico da profissão.
Cada vez mais o Secretariado Executivo tem se firmado mais como uma profissão de gênero feminino. O princípio desta afirmação se dá devido às conquistas obtidas durante o passar dos anos na profissão.
Provavelmente as referências de imagem do