Preconceito Reverso
Roberto A. Nonenmacher roberto_nonenmacher@hotmail.com Língua Portuguesa – Marli Terezinha Walker
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo discutir o papel do secretário ou a origem da profissão no contexto atual. Foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica. Com este trabalho pode-se compreender que tanto o homem quanto a mulher detém as mesmas capacidades, podendo se sobresair em qualquer área de seu interesse.
Palavras-chave: Gênero. Secretariado. Preconceito. Profissão.
Introdução
A discussão acerca das desigualdades entre homens e mulheres não é recente. Ela se inicia com a criação do homem à imagem e semelhança de Deus, e depois é criada a mulher, a partir de uma costela. Dependente, parte do homem. Até bem pouco tempo atrás, acreditava-se que a mulher era um ser inferior na escala metafísica. A elas sempre foi reservado um lugar de menos destaque, com raros direitos e vastos deveres, geralmente voltados para cuidados com o lar e a criação dos filhos.
Em seu artigo “Preconceito e discriminação: As bases da violência contra a mulher”, Sérgio Gomes da Silva nos fala de Olympe de Gouges como “o mais perfeito exemplo de igualdade à qual os franceses se referiam era uma igualdade para bem poucos, na verdade apenas destinada aos homens da classe burguesa.” Olympe era escritora, feminista atuante e revolucionária na França nos tempos da Revolução, chegando a ter seu direito de fala silenciado ao publicar, em 1789, Os Direitos da Mulher e da Cidadã, no qual reivindicava a abolição do jugo masculino sobre o feminino. Resultado: em 03 de novembro de 1793, a escritora foi guilhotinada, acusada de querer igualar-se ao homem, traindo a sua condição de mulher (ARAGÃO, 2001).
Neste artigo, através de pesquisa bibliográfica, vamos nos inserir na profissão de Secretário, sua evolução e a interferência do ambiente em sua relação com o gênero.
1 Um pouco sobre a profissão
Não há como datar o surgimento da profissão de