Homem energético
MASSAGEM AYURVÉDICA TRADICIONAL.
Celine dos Reis Vicente | Junho de 2013.
“Desde épocas mais remotas, em que essa substância a que chamamos
ENERGIA vem sendo
apreciada, observada e testada, seja nas tradições ocultas, nos templos iniciáticos ou em épocas précientíficas, constatou-se a indestrutibilidade da energia e a completa dependência humana da sua existência.” Robson Pinheiro
Enquanto caminhamos em direcção ao futuro, podemos verificar uma maior consciencialização a respeito dos componentes energéticos da vida e de suas componentes e onde o modelo de explicação tradicional apresenta lacunas gigantescas em variados quadros de doença ou recuperação.
Paralelamente a essa consciencialização e à constatação da realidade de que a matéria nada mais é do que uma das muitas e variadas formas de energia manifesta no universo, urge a necessidade de conhecer métodos viáveis e seguros, confiáveis e satisfatórios de manipular e relacionar-se com as novas e as ancestrais descobertas a respeito do assunto.
À nova era de abordagens, pesquisas e experimentações foi dado o nome de
HOLÍSTICA, e é conhecendo os pressupostos necessários à compreensão das teorias que postula e dos métodos que desenvolve para o benefício da humanidade que verificamos a possibilidade e o interesse de aplica-los.
A ciência holística nascida da fusão, do desenvolvimento progressivo e sistemático de outras disciplinas, tem como objectivo principal o estudo de uma cadeia de elementos que envolve universo-homem-energia. O conceito natural do ser humano como uma composição de energia – o Homem energético – surge no contexto das ciências holísticas como um modelo mediante o qual se conhecem e para o qual convergem os métodos empregados por esta ciência. Quando se analisa o ser humano sob a óptica da ciência holística, ele é considerado uma unidade biológico-energética e psicológico-espiritual.
A realidade da