homem cultura e sociedade
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 6 REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
Apesar de nos trazer inúmeras formas de se comunicar e conhecer novas culturas e civilizações, a globalização nos traz incontáveis pontos negativos, isto é, se o individuo ceder a manipulação das mídias.
A globalização nada mais é que uma extensão do capitalismo feita para maximizar os lucros em escala mundial, no entanto a globalização não é totalmente perdida, pois se for usada de maneira instruída e consciente/pura pode se tirar muito proveito da mesma.
Porem, por ser um sistema baseado em capitalismo as grandes mentes visam somente o lucro mesmo que para isso tenha que manipular milhões de indivíduos com pouca “educação” ou ate mesmo os cidadãos que buscam status ao adquirir um objeto.
2 DESENVOLVIMENTO
A globalização é a fase mais avançada do capitalismo.
Com o declínio do socialismo, o capitalismo deu início à era da chamada globalização, tanto econômica quanto comercial. Consolidou-se como modelo hegemônico no mundo.
Esse efeito é resultado do processo de integração mundial, fazendo com que exista um enorme fluxo de capital, produtos, serviços e tecnologias, transformando o planeta em um lugar cheio de ligações-conexões econômicas, movimentando grandes volumes de dinheiro e gerando riqueza.
O aumento da globalização faz com que o mundo todo se torne “sociável” sem praticamente haver a necessidade de conhecer outros povos e culturas. Traz também um padrão de cultura e a padronização do que se encontra na internet, nos filmes, na TV e até mesmo nos livros.
Muitas empresas multinacionais tentam superar a concorrência, por meio de investimentos em alta tecnologia, o que por sua vez em muitos casos substitui a mão de obra humana. É a óbvia busca de redução dos custos.
A globalização faz com que muitas