Homem, cultura e linguagem.
Após a divulgação dos resultados anuais é publicado o relatório de administração, a interação também é muito estreita. Bimestralmente é publicada uma revista com noticias sobre a empresa. Para cumprir adequadamente sua missão, as áreas de Relações com Investidores devem aumentar o fluxo interno de informações, interagindo intensamente com outras áreas da organização, além das tradicionalmente acessadas finanças e controladoria. Informações relacionadas à governança corporativa, meio ambiente e questões sociais, tratadas sob a ótica da sustentabilidade, deverão fazer parte do conteúdo divulgado pró-ativamente para o mercado.
É fundamental conhecer e saber aplicar os critérios de precificação utilizados pelo mercado e os fatores chaves de valor da empresa, mas também é essencial conhecer e saber demonstrar os valores intagíveis e a maneira como estes são formados pela companhia.
Alguns requisitos básicos fazem parte da avaliação e seleção dos profissionais de RI, entre os quais conhecimento nas áreas de comunicação, finanças, contabilidade, legislação e regulamentação nacionale internacional e marketing. Adicionalmente, diante das grandes transformações do mercado de capitais, a formação desse profissional deve incluir também conhecimentos sobre as tendências globais e nacionais de política ambiental, assim como um razoável nível de informação sobre aspectos sociológicos (entender a psicologia dos investidores é um diferencial relevante para uma correta percepção