Homebanking
O acesso à instituição de crédito através da internet (home banking) está já amplamente difundido e é hoje usado por muitos clientes bancários. O home banking permite a gestão das contas bancárias, o acesso a produtos bancários e a realização de pagamentos, a partir de um computador ou de um telemóvel.
Existem diversos tipos de fraude associados ao home banking. Devem tomar-se medidas de segurança que protejam este serviço de utilizações abusivas.
É importante consultar periodicamente os movimentos das contas bancárias e verificar, por exemplo, a data e a hora do último acesso ao home banking. Caso se detectem movimentos não autorizados, deve contactar-se imediatamente a instituição de crédito em causa.
É também importante conhecer as especificidades do serviço de home banking da instituição de crédito a que se tem acesso, nomeadamente que tipo de informação é solicitada no acesso ao serviço. No sítio de internet de cada instituição de crédito existem, normalmente, informações de segurança úteis para os utilizadores de serviços de home banking.
PROTEÇÃO DAS LIGAÇÕES DE INTERNET
Existem algumas medidas de proteção contra situações de fraude através da internet.
Os serviços de home banking devem, preferencialmente, ser acedidos em computadores pessoais e não em computadores públicos ou partilhados. A sessão de internet deve ser sempre encerrada pelo utilizador, clicando nos botões existentes para o efeito.
Os computadores com acesso à internet, e por isso a páginas de home banking, devem estar protegidos com programas antivírus, anti-spyware e devem ter sempre a firewall ativa. Na internet estão acessíveis filtros de phishing que bloqueiam as páginas que possam conter programas maliciosos. É muito importante manter sempre todos estes programas devidamente atualizados.
Para aceder ao sítio de internet das instituições de crédito deve escrever-se o endereço eletrônico manualmente e não utilizar uma hiperligação