CULTURA: UM CONCEITO ANTROPOLÓGICO
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ANTROPOLOGIA
PROFESSOR (A): SAMUEL DE JESUS DUARTE
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL - MATUTINO
CULTURA: UM CONCEITO ANTROPOLÓGICO
Montes Claros, MG, 18 de Abril de 2011
A cultura para os antropólogos em geral, constitui-se em: “conceito básico e central de sua ciência”, afirma Leslie A. White. O termo cultura não se restringe ao campo da antropologia. Várias áreas do saber humano, agronomia, biologia, artes, literatura e historia valem-se dele, embora seja outra a conotação.
1. Conceituação
Ainda não se chegou a um consenso sobre o significado exato do termo, para alguns cultura é o comportamento aprendido; para outros, não é comportamento, mas abstração do comportamento; e para o terceiro grupo, a cultura consiste em ideias.
Seguem algumas definições de cultura:
Edward B. Taylor
“Cultura... É aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros atos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.
“Todo comportamento humano aprendido, independente de uma herança genética.”
Ralph Linton
“A cultura de qualquer sociedade ‘consiste na soma total de idéias, reações emocionais condicionadas a padrões de comportamento habitual que seus membros adquiriram por meio da instrução ou da imitação de que todos, em maior ou menor grau, participam.”
Franz Boas
“A totalidade das reações e atividades mentais e físicas que caracterizam o comportamento dos indivíduos que compõem um grupo social...”
Kroeber e Kluckhohn
“Referem-se à cultura com “uma abstração do comportamento concreto, mas em si própria não é comportamento””.
Beals e Hoijer
“A cultura é uma abstração do comportamento e não deve ser confundida com os atos dos comportamentos ou com os artefatos matérias, tais como ferramentas, recipientes, obras de arte e demais instrumentos que o