Explosão de Cores
De
Cores
Ingredientes:
Corantes da cor rosa, azul, amarelo e verde;
Uma tigela ou prato;
Um pouco de leite;
Detergente
Haste flexível com algodão(cotonete)
Procedimento:
Colocamos o leite em uma tigela, e deixamos ele parado para não ficar se movendo, em seguida alguns pingos de corante rosa forte, azul, amarelo e verde distribuídos nas beiradas do prato. Ao colocar o corante ele não se mistura, forma uma mancha separada da outra.
No momento em que colocamos a haste flexível com algodão( mais conhecida como cotonete) e detergente na ponta dentro das manchas, elas pareciam explodir. Isso que vimos foi um exemplo de como a tensão superficial age em um líquido e como ela pode ser rompida pelo detergente.
Explicação e conclusão: A tensão superficial acontece porque as moléculas de leite na superfície sofrem uma grande atração entre elas. No interior do líquido, todas as moléculas do leite sofrem essas mesmas forças de atração, mas em todas as direções. As moléculas de leite na superfície sofrem atração apenas das moléculas na horizontal e das outras que estão a baixo, já que em cima tem apenas ar.
Como o número de moléculas se atraindo é menor, existe uma “compensação”: uma força maior de atração acontece na superfície, formando quase uma “pele” acima do leite. É a chamada “TENSÃO SUPERFICIAL”. O detergente consegue romper essa tensão superficial e assim as cores explodem! E depois se misturam formando padrões de cores incríveis quando você movimenta a haste flexível com algodão.
Nota: se você tentar misturas os corantes movimentando com a haste flexível sem o detergente, também será possível ver padrões interessantes, mas não serão tão bem misturados como da forma que fizemos.