home care
Leonardo Justin Carâp
1. Introdução
Dos mujeres y un pato hacen un mercado.
(Provérbio valenciano)
O que é o 'mercado'? Essa entidade obscura, da qual todos falam e que se tem configurado num campo de batalha para as mais diversas ideologias, consiste – conforme a citação valenciana acima ("duas mulheres e um pato fazem um mercado") – no desenvolvimento de uma relação de troca de algo de valor entre dois interessados. Mais adiante, veremos que esse 'algo de valor' pode ser ou não tangível e perceberemos a profundidade das relações que envolvem essa troca, assim como a complexidade existente por trás da atribuição de valor.
Estamos dizendo que algum bem ou serviço, desde que de valor reconhecido por duas partes distintas – na qual uma destas julgue importante adquiri-lo e a outra, por sua vez, julgue que se beneficiará ao trocá-lo por um outro bem qualquer (não necessariamente dinheiro) – constituem a base de todo o processo que evoluiu até tornar-se, nos dias de hoje, essa mistura de arte e ciência conhecida como administração mercadológica.
2. Conceito de Marketing
Marketing é tão básico que não pode ser considerado como uma função isolada. É o negócio inteiro, cujo resultado final depende do ponto de vista do cliente.
(Peter Drucker)
De forma simples, podemos definir marketing como a arte e a ciência de fazer bons tratos, boas trocas. Quer dizer, oferecer ao cliente um produto ou serviço1 apropriado, num momento e local oportunos, recebendo em troca uma compensação julgada razoável, por um preço aceitável.
O professor Kotler2 conceitua marketing como um "processo social e empresarial, mediante o qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros".
Assim também podemos verificar na literatura várias definições de marketing, conforme apresentamos a seguir:
Dessa forma, podemos