Home care
MBA em Gestão Empresarial de Cooperativas
PLANO DE NEGÓCIO
ASSISTÊNCIA EM HOME CARE
À PACIENTES CRÔNICOS E TERMINAIS
ILDETE ALVES DE OLIVEIRA
Cuiabá, 2012
Fundação Getúlio Vargas
MBA em Gestão Empresarial de Cooperativas
Assistência em Home Care à pacientes crônicos e terminais
ILDETE ALVES DE OLIVEIRA
Cuiabá, 2012
Fundação Getúlio Vargas
MBA em Gestão Empresarial de Cooperativas
INTRODUÇÃO
O Home Care existe no mundo há mais de 120 anos. Nos EUA, desde 1798, e no Brasil, aproximadamente, há 16 anos. No Brasil, o sistema de internação domiciliar, um dos serviços do Home Care, ainda enfrenta inúmeras barreiras e desafios, muitos dos quais originados pela falta de uma melhor compreensão sobre o uso desse serviço. Muitas dessas incompreensões às vezes são alimentadas pelos próprios profissionais da área que, pelo emprego indevido da terminologia, geram, não intencionalmente, expectativas falsas aos beneficiários.
Home Care, traduzindo-se ao pé da letra significa “cuidados em casa”. Na realidade trata-se de um tipo de assistência à saúde caracterizada pela prestação de serviços por uma equipe multiprofissional no local de residência das pessoas. Esta modalidade tem por característica principal a transferência para o domicílio, pacientes com doenças crônicas e principalmente pacientes fora de possibilidades terapêuticas.
Dentro das modalidades de atendimento em Home Care encontra-se os cuidados paliativos que, segundo a Organização Mundial de Saúde consistem na abordagem para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares, no enfrentamento de doenças que oferecem risco de vida, através da prevenção e alívio do sofrimento quando estes não apresentam mais respostas aos tratamentos considerados curativos.
A humanização da assistência na saúde tem sido tema de discussão constante nos diversos núcleos de