Coisas da Vida
(Mary Shelley)
A história tem o seu início com as quatro cartas que Robert Walton envia para sua
Irmã, Margaret, detalhando sua viagem de exploração ao Polo Norte. Em um certo ponto, seu navio é cercado pelo gelo,impossibilitando a continuação da viagem. Nesse período, os marinheiros avistaram, em um trenó, uma criatura gigantesca rumando para o norte.
Na manhã seguinte, após o gelo se romper, Robert e seus homens resgataram um homem,a beira da morte,que estava flutuando em uma placa de gelo.
Depois de alguns dias de repouso no navio,esse homem,cujo nome era Victor Frankenstein, relata a Robert sua história de infortúnios. Victor conta como foi sua vida e relata como a sua amada, Elizabeth, entrou para sua família; como era interessado em descobrir a origem das coisas; a morte de sua mãe e o desejo que ela tinha em que Victor e Elizabeth se casassem.
Antes de casar-se, Victor vai para a Universidade de Ingolstadt estudar Ciências Naturais.Após dois anos de estudo, resolve estudar Fisiologia e descobre como animar a matéria sem vida. Então constrói, com partes de cadáveres, um ser gigantesco e lhe da vida. Quando a Criatura abre os olhos e respira, percebe que infundiu vida em um ser que lhe causa terror e repulsa. Victor então cai em um sono repleto de pesadelos, ao despertar, vê a face horrenda da Criatura, sai correndo desesperadamente pela noite chuvosa e só para quando encontra, descendo de uma carruagem, o amigo de infância,Henry Clerval que veio estudar em Ingolstadt.
Vão à casa de Victor que fica tão feliz em não mais encontrar a Criatura e desmaia. ficando acamado durante alguns meses tendo Henry como enfermeiro.
Ao ter a saúde restabelecida, Victor começa a estudar Literatura junto com Henry. Um dia, recebe a notícia de que Willian, seu irmão mais novo, estava morto. Ele retorna imediatamente a Genebra. e visita o lugar onde seu irmão foi morto. Lá, vê a Criatura e logo deduz que ela era a responsável