HIV e suas características
As células T auxiliares que expressam CD4+
Macrófagos
Células dendríticas
Características Moleculares e Biológicas do HIV
O HIV é um membro da família lentivírus dos retrovírus que afetam animais. Os lentivírus são capazes de provocar efeitos citopáticos a curto prazo e infecção latente a longo prazo e todos produzem doença lentamente progressiva e fatal incluindo sintomas que causam definhamento e degeneração do sistema nervoso central. Foram identificados dois tipos estreitamente relacionados de HIV, designados HIV-1 ( causador mais comum da Aids) e HIV-2 ( difere na estrutura genômica e na antigenicidade, causa uma síndrome clínica semelhante).
Estrutura do HIV
Uma partícula infecciosa de HIV consiste de duas fitas idênticas de RNA, cada uma com aproximadamente 9,2kb de comprimento, acondicionadas no centro de proteínas virais e cercados por um envelope de bicamada fosfolipídica derivada da camada celular do hospedeiro, mas incluindo proteínas de membrana codificadas viralmente.
Ciclo de vida do vírus
A infecção pelo HIV começa quando o envoltório glicoproteico (Env) de uma partícula viral liga-se a uma molécula CD4 e a um co-receptor que é membro de uma família de receptores de quimiocinas. O complexo Env é expresso como uma estrutura trimérica de três pares gp120/gp41. Esse complexo medeia um processo multifásico de fusão do envelope do vírion com a membrana da célula-alvo. A primeira fase desse processo é a ligação das subunidades gp120 às moléculas CD4, induzindo uma alteração conformacional que promove uma ligação secundária da gp120 ao co-receptor da quimiocina. Essa ligação induz uma alteração na gp41, que expõe uma região hidrofóbica, designada fusão