Hitória
Os povos mesopotâmicos : A Mesopotâmia se desenvolveu na região que hoje conhecemos como Oriente Médio e seu território estava entre os rios Tigre e Eufrates (região do atual Iraque). A denominação Mesopotâmia deriva do grego mesos (meio) e potamos (rio). A Antiga Mesopotâmia integrava a chamada “Crescente Fértil”, região na Antiguidade Oriental que compreendeu os territórios do atual Egito, Palestina e Golfo Pérseico. A principal característica dessa região era a presença de rios como Nilo, Tigre, Eufrates e Jordão, que eram essenciais para fertilizar o solo com suas cheias, tornando possível a prática da agricultura e sendo fundamental para o desenvolvimento.
Os principais povos que viveram na Mesopotâmia foram os sumérios (IV milênio a.C.), de origem desconhecida, que estabeleceram uma civilização nas regiões próximas ao atual Golfo Pérsico. Os sumérios desenvolveram canais de irrigação, contribuindo para o desenvolvimento da agricultura e também ficaram conhecidos na história como os inventores da roda (invento que revolucionou os meios de transportes). Além disso, foram responsáveis por criar uma das mais antigas formas de escrita (cuneiforme) e construíram as primeiras cidades da história (a primeira Revolução Urbana), chamadas de cidades-estado (as principais foram Ur, Uruk e Lagash).
Os povos africanos : O continente africano apresentava uma grande variedade de formação sociais. Na bacia do Nilo havia uma grande variedade de formação sociais. Na bacia do Nilo havia núcleos urbanos e comunidade que praticavam uma agricultura irrigada. Na região da Núbia concentravam-se pequenos grupos seminômades. Nos planaltos etíopes núcleos humanos praticavam agricultura e pastoreio, enquanto a região do deserto do Saara se encontrava num progressivo avanço de áreas desérticas, obrigando agricultores e pastores a deslocarem-se. Na região