Histórico de uma escola
PROFESSORA: NAURELICE MAIA
CURSO: PEDAGOGIA TUTORA: MARIA PEREIRA
ALUNO: MARIA APARECIDA B DE MEDEIROS ATIVIDADE VIRTUAL
Questões
* Proponha duas relações possíveis e coerentes entre o conteúdo da matéria “Todo Mundo Tem Razão?” e as temáticas do componente curricular Filosofia. Cite as duas relações que você identificou, escolha uma dentre elas e explique-a de acordo com os conhecimentos propostos nas Aulas de Filosofia. (1,5)
Após a leitura da matéria “Todo Mundo Tem razão?” e analisando o conteúdo da disciplina Filosofia, duas temáticas chamam atenção por estarem muito presentes no texto.
Multiculturalismo e Interculturalismo e Ética, Moral, Fundamentos e Aplicabilidade nas Relações Sociais Contemporâneas.
Multiculturalismo e Intercultalismo estão presentes quando o autor cita os costumes de povos do Oriente Médio, de indígenas e até de torcidas de futebol.
Escolhendo o segundo tema, acredito que, para melhor contextualizar minha análise, faz-se necessário buscar o significado etimológico da palavra Ética. Segundo Abbagnano (2000), Ética é a ciência da conduta humana. Enquanto definimos Ética como ciência, a Moral pode ser definida como um conjunto de valores que direcionam e normatizam as práticas sociais visando o bem estar de todos.
No texto, enquanto alguns demonstram total indignação com práticas e ritos de alguns povos, outros defendem que as crenças culturais justificam determinados comportamentos. Surge então a grande questão: “Todo mundo tem razão?”
O que fica claro tanto na matéria como em nosso estudo de Filosofia é que, do ponto de vista ético e moral, todo indivíduo deve ter assegurada sua liberdade e seu bem estar. A partir dessa premissa, podemos falar em direitos universais que deveriam ultrapassar países, crenças e culturas. Em nenhum momento a Filosofia prega a imposição de limites e aculturação das raças, mas sim, valendo-se do pensamento reflexivo, a