Escola Historico-Religiosa
Cap. Segundo: As escolas histórico-religiosas
1- Quando começa a pesquisa da História das Religiões?
R: A história das religiões iniciou o seu percurso como disciplina científica, marcada pela autonomia e pela definição de seu objeto e de seu método, na metade do século XIX, quando se desvinculou das dimensões religiosas e teológicas. Entretanto, é importante ressaltar que os estudos do fato religioso, a partir de uma perspectiva histórica, tem suas raízes na produção de David Hume, intitulada “História Natural da Religião”, datada do século XVII.
2- Qual a contribuição de David Hume para o estudo da História das Religiões?
R: As contribuições de David Hume são: o reconhecimento de que a religião é uma realidade/dado/objeto histórico; a definição da não existência de uma religião “natural”; o politeísmo é a mais antiga religião da humanidade; o aprofundamento da ideia iluminista que se refere à redução racionalista do fato religioso.
3- Quais são as características metodológicas da nascente História das Religiões?
R: As características metodológicas são: as Ciências das Religiões receberam contribuições da historiografia protestante e da exegese bíblica; o desenvolvimento de um método histórico, fundamento nos princípios da filologia; o predomínio, ao longo do século XIX e XX, dos critérios da comparação e da explicação científica; a consolidação do método histórico-comparado, a partir do inicio do século XX.
4- Quais são as características da pesquisa sobre religião, desenvolvida pelo padre Wilhelm Schmidt?
R: A metodologia, de caráter histórico-comparativo, consistia em pesquisar as influências entre as culturas, objetivando construir um sistema de princípios comparativos, o qual permitia, através da identificação de uma escala de características históricas entre as culturas, a distinção das culturas em primárias e secundárias e, também, compreender, consequentemente, a marcas individuais de cada religião.
5- Explique a tese