Histórico da sst nas atividades de construção pesada com
HISTÓRICO DA SST NAS ATIVIDADES DE CONSTRUÇÃO PESADA COM
ENFOQUE NA ATIVIDADE DE TERRAPLENAGEM
Atividade elaborada para fins de avaliação da disciplina
SST-001 Histórico e Paradigmas da Segurança e Saúde no Trabalho do Curso de Mestrado da Fundação Jorge
Duprat de Figueiredo - FUNDACENTRO.
Prof. Dr. Gilmar da Cunha Trivelato
São Paulo
DEZEMBRO 2011
1
Introdução
As atividades de construção se fazem presentes desde o homem primitivo, que de forma rudimentar, adaptava locais como grutas e cavernas para sua moradia.
Evoluindo, intuitivamente passou a utilizar alguns materiais encontrados na própria natureza, como galhos de árvores amarrados com cipós e outras plantas, melhorando assim os abrigos e tornando-os mais confortáveis e seguros, protegendo-os de animais e de intempéries.
Desde a Antiguidade, muito antes de Cristo, as civilizações desenvolveram grandes projetos construtivos como os canais de irrigação, barragens de pedra para evitar inundações das cidades e outras construções de grande porte. Os egípcios se destacaram entre os povos, construindo suntuosos castelos, palácios e templos, além das famosas pirâmides. Mais à frente, os chineses edificaram as muralhas e tantas outras obras que desafiam os séculos, sendo até hoje objetos de estudo e admiração.
A indústria da Construção se divide em duas grandes áreas: a de construção civil e a de construção pesada, sendo esta última, considerada em função das características e amplitude de sua atuação.
Geralmente são utilizadas máquinas de grande porte e projetos vultosos, destinando-se à construção e manutenção de rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, pontes, viadutos, preparação de locais para exploração mineral, barragens, hidroelétricas, dentre outras.
Terraplenagem
Praticamente todas essas obras de grande porte, possuem a etapa de terraplenagem, constituindo-se numa das mais importantes fases do projeto. Terraplenagem em linhas gerais
significa