Histórico da sociologia
Curso de Bacharelado em Administração
Josinaldo José Gomes Júnior
Sociologia
Curitiba,
Novembro/ 2011
Josinaldo José Gomes Júnior
Histórico da Sociologia
Curitiba
Novembro/ 2011 1. Origem
Faremos um resumo da evolução dos estudos referentes às relações entre os homens e a constituição dos grupos em que eles se integram à sociedade.
2. Os pensadores helênicos
Pensadores helênicos, notadamente Platão (429–341 a.C.), A república, e Aristóteles (384–322 a.C.), A política, foram os primeiros a tratar de tais problemas de maneira sistemática e separada da religião, mais não independente dos regimes políticos e econômicos. Posteriormente, Santo Agostinho (354-430), A cidade de Deus, apresentou idéias e análises básicas para as modernas concepções jurídicas e até sociológicas.
3. A Idade Media
Cogitações relativas aos grupos sociais tornaram-se fortemente influenciadas pela religião. O Cristianismo desde o início traçara diretrizes e normas a que deveria obedecer o comportamento dos homens em seu relacionamento.
O mesmo ocorreu com o Islamismo, apesar de ter estabelecido uma legislação bastante minuciosa, adotada até hoje. Khaldun (1332-1406), constituiu uma exceção, pois deu ao social uma explicação causalista.
Santo Tomás de Aquino (1226-1274), retomou os processos e as idéias de Aristóteles, para manifestar-se sobre as relações inter-humana.
4. A Renascença
Apareceram obras vigorosas em que se propunham normas entrosadas de políticas e economia, destacando-se a de Campanella (1568-1639), Cidade do sol e Utopia de Thomas Morus (1478-1535).
A partir de então, o desenvolvimento do capitalismo comercial, multiplicaram-se os tratados de economia em que eram abordados vários aspectos dos problemas sociais. E a própria evolução política favoreceu o aparecimento de livros, onde embora se cuidasse de relações de mando, consideravam-se outros aspectos do convívio entre