Histórico da qualidade
INTRODUÇÃO (
“Qualidade é uma idéia cujo tempo chegou”
Sallis
Qualidade existe desde que o mundo é mundo. Ao longo da história o homem sempre procurou o que mais se adequasse às suas necessidades, fossem estas de ordem material, intelectual,social ou espiritual.
A relação cliente-fornecedor sempre se manifestou dentro das famílias, entre amigos, nas organizações de trabalho, nas escolas e na sociedade em geral.
No final do 2º. milênio vivemos o cenário da busca da Qualidade Total nas empresas como fator de sobrevivência e competitividade.
Hoje, nos primeiros passos do 3º. Milênio, para melhor compreender a evolução do conceito Qualidade é importante analisarmos "de onde viemos", a fim de entendermos "onde estamos", para então sabermos, "para onde estamos indo" na trilha de evolução da Qualidade no mundo.
Neste sentido, a arte de se obter Qualidade experimentou uma grande evolução no século XX,partindo da mera inspeção de produtos acabados à visão estratégica de negócios1. Esta evolução pode ser analisada conforme seu contexto no Ocidente, no Japão e no mundo como um todo.
Qualidade é um conceito espontâneo e intrínseco a qualquer situação de uso de algo tangível a relacionamento envolvidos na prestação de um serviço ou percepções associadas a produtos de natureza intelectual artística emocional e vivencial.
EVOLUÇÃO DA QUALIDADE (
A preocupação com a qualidade remete-se aos tempos de Hamurabi(1792 a.C.) no qual o código determinava que o arquiteto que viesse a construir uma casa cujas as paredes se revelasse deficientes teria a obrigação de reconstruí-las ou consolidá-las ao seu próprio custo(Vasconcelos,2012)
As consequências para o desabamento com vítimas fatais eram mais severas , pois o empreteiro, além de ser obrigado a reparar , totalmente , os danos causados ao dono da moradia , poderia ser condenado à morte se o acidente vitimasse o chefe de família.No caso de falecimento do filho do empreendedor da obra , a