Histórico da escola no município de são bernardo do campo
A escola surgiu nas civilizações da Mesopotâmia e do Egito e desde então foi um estabelecimento restrito as elites. Esse quadro sofreu alterações no século XVlll com o movimento da ilustração. Esse pensamento defendia a ideia de escola para todos.
No mundo antigo a criança recebia aulas de um professor em sua própria casa. Sendo assim, entrava em contato com uma educação em sentido mais amplo, voltada para o ensinamento de valores e condutas sociais básicas. Essa mesma criança frequentava a escola para ler e aprender habilidades instrumentais básicas, como: saber ler, escrever e calcular.
Histórico da Escola no Brasil
A historia da educação no Brasil começou em 1549 com a chegada dos primeiros padres jesuítas, inaugurando uma fase que haveria de deixar marcas profundas na cultura e civilização do pais. Para promover a fé cristã, durante mais de 200 anos, os jesuítas foram praticamente os únicos educadores do Brasil.
Com a independência do país, conquistada em 1822, algumas mudanças no panorama sócio político e econômico pareciam esboçar-se em termos de política educacional. De fato, na Constituinte de 1823, pela primeira vez se associou o apoio universal e educação popular- uma como base de outro. Também foi debatida a criação de universidades no Brasil, com várias propostas apresentadas. Como resultado desse movimento de ideias, surgiu o compromisso do império, na Constituição de 1824, em assegurar “instrução primaria e gratuita a todos os cidadãos”, confirmado logo pela lei de 15 de outubro de 1827, que determinou a criação de escolas de primeiras letras em todas as cidades, vilas e vilarejos, envolvendo as três instâncias do poder publico. Teria sido a “Lei Áurea” da educação básica, caso tivesse sido implementada.
No período que vai da queda do Estado Novo, em 1945, até a Revolução de 1964, quando se inaugurou um novo período autoritário, o sistema educacional brasileiro passou por mudanças significativas, destacando-se