HISTÓRIAS DAS CONFERÊNCIAS DE SAÚDE
Conferências nacionais de saúde
A partir da lei n° 8142 ficou estabelecida uma prioridade de quatro anos para a realização das conferências de saúde , que deveriam contar , com a participação dos movimentos sociais organizados das entidades ligadas a área de saúde gestores e dos prestadores de serviço da saúde. São convocados pelo poder executivo ou extraordinariamente pelo conselho de saúde, tem como objetivo principal avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para formulação de política de saúde nos três níveis de gestão. Cada conferência tem sido observado uma aumento importante da participação da sociedade civil, fenômeno que garante a definição de políticas de saúde, cada vez mais democráticas. As conferências são fóruns privilegiados que a sociedade civil possui os problemas que envolvem a saúde da população brasileira.
RELATÓRIO DAS CONFERÊNCIAS
CNC (1941) situação sanitária e assistencial dos estados.
CNS (1950) relata sobre a legislação e higiene e a segurança do trabalho
CNS (1963) descentralização na área da saúde
CNS (1967) recursos humanos para atividade em saúde
CNS (1975) implantação do sistema nacional de saúde e programa de saúde, sistema nacional de vigilância epidemiológica e programa de controle de grandes epidemias e programa de extensão das ações de saúde as populações rurais
CNS (1977) Situação Atual do controle das grandes epidemias,operacionalização dos novos diplomas legais básicos aprovados pelo governo federal em matéria de saúde , interiorização dos serviços de saúde , políticas nacional de serviço de saúde.
CNS (1980) Extensão das ações de saúde por meio dos serviços básicos.
CNS (1986) Saúde como direito; reformulação do sistema nacional de saúde;e financiamento setorial.