A CONTRUÇÃO HISTÓRICA DA PARTICIPAÇÃO POLÍTICA NO BRASIL
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 – AS POLÍTICAS SOCIAIS E SUA ORIGEM 4
2.2 - AS POLÍTICAS SOCIAIS NA ERA VARGAS 5
2.3 - OS RESULTADOS DA DITADURA MILITAR E A DÉCADA DE 80 7
2.4 - A POLÍTICA DE SAÚDE NO BRASIL AO LONGO DOS TEMPOS 8
2.4.1 – A questão da súde no final do século XIX e o inicio do século XX 9
2.4.2 - A participação popular e o controle Social........................................................9
2.5 – AS CONFERÊNCIAS NACIONAIS DE SAÚDEL 10
CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
“O surgimento das políticas sociais está relacionado com o processo de evolução e acumulação do capitalismo, a mobilização dos trabalhadores e a iniciativa do Estado em enfrentar as demandas da questão social.” (KERNKAMP; PEREIRA, 2013)
O texto apresentado no contexto deste trabalho tem como objetivo mostrar a trajetória percorrida ao longo da história para a formação das políticas sociais no Brasil, apresentando como ocorreram as conquistas trabalhistas, e as suas reivindicações que marcaram a garra dos cidadãos na conquista dos seus direitos.
A abrangência da temática desse texto também está ligada aos marcos históricos que se deram na continuação das políticas sociais no período da Era Vargas, como também os resultados da ditadura até a década de 80.
Um outro ponto abordado origina-se com a formação das políticas de saúde, tendo em vista como um direito para todos. Como também a criação das Conferencias Nacionais de Saúde, marco de extrema importância para a criação do sistema Único de Saúde – SUS.
O surgimento das política social no Brasil foi, sem dúvida, um dos marcos que alavancaram o país, trazendo para os cidadãos os direitos sociais por muitos anos conquistados.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 – AS POLÍTICAS SOCIAIS E SUA ORIGEM As políticas sociais foram um dos marcos mais