010657012305
1111 palavras
5 páginas
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO – FIMCACURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DALIARTHE CORRÊA DA SILVA
LINDOMJONSON DA SILVA COSTA
A ESPECIFICIDADE DO JORNALISMO NAS RÁDIOS COMUNITARIAS: A CONTRUÇÃO DA NOTICIA CIDADÃ NO CONTEXTO NEOLIBERAL
PORTO VELHO/RO
2014
DALIARTHE CORRÊA DA SILVA
LINDOMJONSON DA SILVA COSTA
A ESPECIFICIDADE DO JORNALISMO NAS RÁDIOS COMUNITARIAS: A CONTRUÇÃO DA NOTICIA CIDADÃ NO CONTEXTO NEOLIBERAL
Trabalho elaborado como requisito parcial de nota ao curso de Ciências Biológicas na disciplina de Metodologia Cientifica pela Faculdade Aparício Carvalho - FIMCA
Docente: Prof.ª Daniela Ribeiro Sá dos Santos.
PORTO VELHO/RO
2014
INTRODUÇÃO
Em meados da década de 70, as rádios comunitárias emergiram com os movimentos sociais ligados a comunicação. Era um meio alternativo de divulgação de comerciais e democráticos na construção da cidadania.
O jornalismo era uma ferramenta para a divulgação de noticias comprometidos com a sociedade. Nos dias atuais muitas rádios comunitárias assemelhassem as rádios comerciais locais. Este trabalho tem o objetivo de analisar o jornalismo nas emissoras comunitárias desde a sua cultura profissional e estrutura organizacional.
As rádios comunitárias analisadas neste trabalho foram: a rádio Colheita FM no município de Cabo Santo Agostinho PE e Paranoá FM no Distrito Federal verificam-se duas características: organização familiar, jornalismo de cunho comunitário e politização das populações onde as rádios são prestadoras de serviço. (DA LUZ, 2008).
Palavras-chave: Radio comunitária. Espaço publico. Jornalismo comunitário. Valor-noticia.
1 JUSTIFICATIVA
Segundo Da Luz (2008) em suas observações das rádios comunitárias Colheita FM e Paranoá FM verificou-se que as mesmas mantinham uma forma de organização profissional e estrutural