História
TRABALHO DE HISTÓRIA
ARTS AND CRAFTS
“ARTES E OFICIOS”
Angélica Viana
Fernanda Vasconcellos
Larissa Armond
Sara Rocha
”O ARTS & CRAFTS é uma arte sóbria e equilibrada que se preocupa com as linhas da Natureza e com a inserção no meio. É uma arte que ficará pelas suas linhas inspiradoras de paz e porque não deixou morrer aquilo que de certo modo é o melhor que temos, a produção artesanal. Pecou porque não conseguiu conciliá-la com a produção industrial, mas abriu o caminho para que outros o fizessem.” (EXTRAIDO DO SITE http://www.multiarte.50megs.com/custom3.html)
William Morris
O Arts and Crafts, foi um movimentos estético que iniciou na Inglaterra. Por volta do ano de 1888 grandes nomes influenciaram o início do movimento. Liderado por William Morris (1834-(1896) juntamente com John Ruskin (1819-1900) que foi um dos principais nomes responsáveis pela evolução do movimento. John defendeu o trabalho manual e o artesanato, aplicou a arte manual em móveis e enfeites. Com isso, as artes e ofícios tomaram frente em diversos aspectos como no design, arquitetura e outros aspectos relacionados com as artes.
Os defensores do movimento tinham como objetivo criar artesanatos para relacionar com o cotidiano das pessoas. Faziam questão de passar esse trabalho para o povo e tomavam como defesa a seguinte frase em relação o trabalho artístico que era feito: ”feita pelo povo e para o povo”. Marx, John e os outros nomes do arts and crafts propunham essa frase para tornar do artista um artesão.
Mais tarde o movimento Arts and Crafts, se uni com um movimento mais atualizado da época, o Art Nouveau que acaba se espalhando por toda Europa.
Então ao espalhar-se por quase toda Europa, o arts and crafts acaba se recuando por causa da industrialização e do trabalho em massa que surge na época. Porém prevaleceu o atualizado e famoso Art Nouveau, que trabalhava os interiores com riqueza e criatividade.
REPRESENTANTES:
*