História
Antes de tudo, falaremos sobre a vida de Leontina Pontes dos Santos, ex-moradora de Olhos D’agua, uma pequena vila onde morava com sua mãe, sua irmã Luzia e seu primo Pedro, no qual fazia comida e cuidava da casa. Essa era caindo aos pedaços, porem era quentinha e alegre.
Aos 12 anos de idade, sua mae, uma lavadeira muito esforçada, olhando para a estrada veio a falecer, deixando-a sozinha para cuidar de seu primo e de sua irmã. Sucessivamente, pouco tempo depois, veio a falecer a sua irma Luzia e, logo em seguida, Pedro foi para a capital em busca de melhores oportunidades.
Nessa época, Leontina encontra-se aos cuidados de Gertrudes, que em suas próprias palavras “ela era o próprio diabo em figura”. Devido aos maus tratos, com pouco dinheiro que juntou, levantou em uma madrugada e fora para a estação de trem.
É de ser revelado que Leontina é uma moça humilde e meiga, na qual ajudava Pedro em seus estudos para realizar seu principal sonho que era de ser medico, renegando seus próprios sonhos, como estudar.
Leontina afirma que, indagando sua mae um dia sobre a assistência que Pedro oferecia em casa, ela diz: “que Pedro precisava estudar para ser medico e cuidar então da gente já que o dinheiro não dava para todos, ao menos um teria de subir para dar mãos para os outros”.
Não há de se esquecer que em uma visita a sua amiga Rubi no Hospital, depara-se com Pedro e esse finge que não a conhece, mesmo assim, Leontina alega que gosta dele apesar de tudo, e por mais que ele faça o que for, não se arranca o bem querer do coração.
Nessa vereda, ao desembarcar na cidade grande, conhece Rogério, um homem muito alegre e paciente e também um professor da vida, que a ensinou as necessidades básicas de sobrevivência na cidade grande e fazia de tudo para agrada-la, porem, como era marinheiro, teve que partir, foi nessa ocasião que Leontina teve que arrumar seu primeiro emprego, conseguindo esse no Pierro, um restaurante que no qual não