história
Mineira
Série: 2ºC
São Paulo, 13/11/2014
1- Onde e quando ocorreu?
A Inconfidência Mineira, ou Conjuração Mineira ocorreu em 1789 em pleno ciclo do ouro, na então capitania de Minas Gerais, no Brasil.
2- Quem era os líderes, que camada social participou?
Os líderes dessa conspiração eram ricos mineradores, que pertenciam à elite, e também pessoas ligadas ao setor militar, e da administração da capitania. O único que representava a classe baixa era Tiradentes. A revolta foi baseada nas ideias Iluministas, através do conhecimento da independência dos Estados Unidos.
3- Quais as razões que levaram a revolta(guerra)?
Neste período, era grande a extração de ouro, principalmente na região de Minas Gerais. Os brasileiros que encontravam ouro deviam pagar o quinto, ou seja, vinte por cento de todo ouro encontrado acabava nos cofres portugueses. Aqueles que eram pegos com ouro “ilegal” (sem ter pagado o imposto) sofria duras penas, podendo até ser degredado (enviado a força para o território africano).
Com a grande exploração, o ouro começou a diminuir nas minas. Mesmo assim as autoridades portuguesas não diminuíam as cobranças. Nesta época, Portugal criou a Derrama. Esta funcionava da seguinte forma: cada região de exploração de ouro deveria pagar 100 arrobas de ouro (1500 quilos) por ano para a metrópole. Quando a região não conseguia cumprir estas exigências, soldados da coroa entravam nas casas das famílias para retirarem os pertences até completar o valor devido.
Todas estas atitudes foram provocando uma insatisfação muito grande no povo e, principalmente, nos fazendeiros rurais e donos de minas que queriam pagar menos impostos e ter mais participação na vida política do país. Alguns membros da elite brasileira (intelectuais, fazendeiros, militares e donos de minas), influenciados pela idéias de liberdade que vinham do iluminismo europeu, começaram a se reunir para buscar uma solução definitiva para o problema: a