história
Os sucessores de Maomé registraram seus ensinamentos, que eram transmitidos oralmente. Foram feitos dois documentos que contem a fundamentação, política e religiosa do islamismo: A Suna e o Corão (ou Alcorão).Suna contem textos de Maomé sobre a sua atuação como guerreiro e estadista. O Corão (livro sagrado) tem revelações do Anjo Gabriel a Maomé e os princípios básicos do islamismo.
Os ensinamentos do Corão têm o islamismo como conclusão e aperfeiçoamento do Judaísmo e do Cristianismo, dão testemunha de que Maomé foi o ultimo profeta de Alá, o único Deus, criador do universo, esse testemunho repetido em cada prece, constituiu um dos cinco “pilares do islã”, os princípios fundamentais da fé muçulmana.
Os outros quatro são: A oração cinco vezes ao dia voltado para a cidade sagrada de Meca(Berço do islamismo); destinar a caridade 2,5% da renda anual do muçulmano; para fazer uma peregrinação a Meca, pelo menos uma vez na vida, para aqueles que têm condições financeiras e físicas; ficar de jejum no mês do Romada.
O Corão também moldou a organização do Estado Islâmico, teocracia onde o governo e a religião eram inseparáveis; havia distinção entre autoridade secular e espiritual. Para os mulçumanos, Deus era a fonte de toda a autoridade legal e política, e os profetas os representantes de Deus na Terra. O governante que não aplicava a lei divina falhara no comprimento de suas obrigações.
www.islamismo11.spaceblog.com.br
Conclusão
Concluímos que o islamismo é uma religião como as outras que, como todas as outras, tem suas próprias crenças que podem ou não concordar com elas. Os pontos que mostram mais diferença entre essa religião das demais é o fato de não haver crença na Santíssima Trindade sendo que, é considerado apenas um só Deus do Universo, sua organização ser diferente, pois, eles vivem todos os dias para servir ao seu Deus, e também não existir santificação de um humano. Sendo assim, ela é uma religião interessante e um