história
Crise do crescimento: produziam para o próprio sustento, por isso não estavam prontos. Houve um aumento da fome e com isso expulsaram os excedentes dos feudos, pois havia fidelidade do senhor feudal com o servo, mas não com os filhos deles. Essas pessoas expulsas foram buscar abrigos nas cidades antigas abandonadas, começaram a roubar, e com isso aumentou a violência.
Cruzadas: quando havia esses tipos de problemas, a culpa era de Deus, e com essa crise começaram a questionar a Igreja. O papa então disse que Deus estava triste pois Jerusalém foi tomado pelos infiéis (árabes muçulmanos) e os cristãos não fizeram nada, por isso ele mandou esse castigo. E a solução para a crise era a reconquista da terra santa.
Objetivos da cruzada: retomar a terra santa dos infiéis (a retomada iria ajudar pois causaria morte e diminuição da população), conquista de terras e expansão da fé católica (terra significava riqueza e a igreja expandiria mais sua religião). Eram chamado cruzadas pois os soldados lutavam em nome de Deus e a cruz era seu símbolo.
Foram 8 cruzadas oficiais, ou seja organizadas, financiadas, e reconhecidas pela igreja católica.
3º cruzada foi a dos reis (2 grandes reis, Frederico e Ricardo do império austríaco)
4º cruzada (comercial): organizada pela igreja, mas