história
-A prosperidade econômica e a acumulação de riquezas são concebidas através do trabalho livre, sem nenhum agente regulador ou interventor.-Não eram necessárias intervenções na economia, visto que o próprio mercado dispunha de mecanismos próprios de regulação da economia: a chamada “mão invisível”, que seria responsável por trazer benefícios para toda a sociedade, além de promover a evolução generalizada.
-Criticou os altos impostos, as intervenções e restrições do governo sobre a economia, demonstrando que economias planejadas na verdade atrapalham o crescimento.
2- Por que dizemos que John Locke é um precursor das ideias liberais?
Ele dizia que todos os homens, ao nascer, tinham direitos naturais; direito à vida, à liberdade e à propriedade. Para garantir esses direitos naturais, os homens haviam criado governos. Se esses governos, contudo, não respeitassem a vida, a liberdade e a propriedade, o povo tinha o direito de se revoltar contra eles. As pessoas podiam contestar um governo injusto e não eram obrigadas a aceitar suas decisões.
Locke rejeitava a doutrina das ideias inatas e afirmava que todas as nossas ideias tinham origem no que era percebido pelos sentidos.
1) Resuma as ideias de Adam Smith publicadas em seu livro: a riqueza das nações.
Criticava a politica mercantilista e sua intervenção na economia. Dizia que na “mão invisível” o governo deveria deixar o mercado e os indivíduos livres para lidar com seus próprios assuntos e não funcionaria adequadamente se houvessem impedimentos ao livre comércio. Era a favor da divisão apropriada da mão-de-obra pela sociedade, com cada pessoa se especializando naquilo que sabe fazer melhor, seria a melhor maneira de aumentar a produtividade e a riqueza de uma nação. Defende também a livre concorrência econômica e a acumulação de capital como fonte para o desenvolvimento econômico.
2) Por que dizemos que John Locke é um precursor