história
A democracia na Grécia era exercida de maneira direta. Ou seja, os cidadãos iam a uma espécie de praça central e discutiam as propostas para o bem estar da polis (cidade-estado). Essa democracia também era restrita a homens adultos e livres.
Hoje em dia, no nosso país, ela é exercida de maneira indireta, por meio da eleição de representantes (deputados, vereadores e senadores) que votam nessas propostas. Ela é mais abrangente, não descriminando sexo ou classe social. Em outros países ela é exercida das mais diversas maneiras.
2. Por que a existência de partidos políticos é fundamental para a democracia moderna?
Porquê cada partido tem ou deveria ter uma ideia central, onde seria despertado o interesse do eleitor ao voto. Ao demonstrarem suas ideias, ajudam a balancear o congresso, nao o deixando nem muito para um lado nem tanto para o outro, dai a importância de partidos políticos, para se ter poli ideias para se reger o país.
1. De que modo a democracia contribuiu para o desenvolvimento da filosofia?
Antes do surgimento da democracia, o regime político grego era controlado pelos grandes proprietários de terra. O privilégio e o nascimento eram os critérios para que as instituições políticas fossem organizadas nas mãos de uma minoria. Com o aparecimento do ideal democrático, essa minoria perdeu lugar para a figura de um cidadão capaz de argumentar, fazer escolhas, criticar concepções e defender perspectivas.
2. Quais eram as preocupações da filosofia socrática?
Seu pensamento marca uma reviravolta na história humana. Até então, a filosofia procurava explicar o mundo baseada na observação das forças da natureza. Com Sócrates, o ser humano voltou-se para si mesmo. Como diria mais tarde o pensador romano Cícero, coube ao grego "trazer a filosofia do céu para a terra" e concentrá-la no homem e em sua alma (em grego, a psique). A preocupação de Sócrates era levar as